SCOUT é um jogo de escalada em que as cartas têm dois valores potenciais, os jogadores não podem reorganizar suas cartas na mão e podem passar a vez para pegar uma carta do conjunto de cartas mais alto atual e colocá-la na mão.
Mais especificamente, as cartas são indexadas duplamente, com valores diferentes em cada metade da carta, com as 45 cartas tendo todas as combinações possíveis dos números de 1 a 10. Durante a preparação, quem estiver embaralhando as cartas deve randomizar tanto a ordem das cartas no baralho quanto sua orientação. Depois que cada jogador tiver recebido sua mão inteira de cartas, ele pega essa mão sem reorganizar nenhuma das cartas; se desejar, pode girar sua mão inteira de cartas para usar os valores na outra ponta de cada carta, mas, novamente, não pode reorganizar a ordem das cartas em sua mão.
Em uma jogada, um jogador realiza uma das duas ações:
• Jogar: Um jogador escolhe uma ou mais cartas adjacentes em sua mão que tenham todas o mesmo valor ou que tenham valores em ordem consecutiva (seja ascendente ou descendente), então ele joga esse conjunto de cartas na mesa. Ele pode fazer isso somente se a mesa estiver vazia (como no primeiro turno) ou o conjunto que ele está jogando for classificado mais alto do que o conjunto atualmente na mesa; um conjunto é mais alto se tiver mais cartas ou tiver cartas do mesmo valor em vez de cartas consecutivas ou tiver um conjunto da mesma quantidade e tipo, mas com valores mais altos. Neste último caso, quando um jogador joga demais outro conjunto, o jogador captura as cartas neste conjunto anterior e as coloca viradas para baixo na frente de si mesmo.
• Scout: Um jogador pega uma carta de qualquer ponta do conjunto atualmente na mesa e a coloca em qualquer lugar que desejar em sua mão em qualquer orientação. Quem jogou este conjunto anterior recebe um token de 1 VP como recompensa por jogar um conjunto que não foi batido.
Uma vez por rodada, um jogador pode explorar e jogar imediatamente.
Quando um jogador esvazia sua mão de cartas ou todos, exceto um jogador, fazem scook em vez de jogar, a rodada termina. Os jogadores recebem 1 PV para cada carta virada para baixo, então subtraem um ponto para cada carta em sua mão (exceto se eles forem o jogador scook repetidamente para terminar o jogo). Jogue tantas rodadas quanto o número de jogadores, então quem tiver mais pontos vence.